Entre Palavras

quarta-feira, 9 de abril de 2008

A angústia positiva...



Hoje estava em uma situação nada confortável (calor absuuurdo e uma fila significante) esperando por umas xerox as quais precisava para hoje e eis chega um colega meu ao qual pergunto sobre como ele está. Ele responde estar bem, entretanto aponta o sentimento de medo que o aflinge, um medo sobre a prática profissional (no caso, de psicólogo). A partir disso eu coloco para ele como nós somos seres interessantes, pois me parece que é justamente esse tal medo, aquele capaz de gerar angústias, o qual parece ser mobilizador de boa parte das nossas atitudes. Pois, de fato, poderíamos nos esforçar mais em diversos aspectos de nossas vidas e assim, evitarmos consideravelmente o medo de fracassar, de não saber ou de algum outro medo qualquer. Entretanto, muitas vezes não o fazemos e em outras, até tentamos fazê-lo e não obtemos sucesso, porém acredito que algo sempre escapole do nosso controle, sempre haverá algo diante do qual nos sentiremos angustiados (o que angustia ainda mais as pessoas que, como eu, vêm o controle como algo importante).

    Entretanto, acredito que se deve tentar ver a angústia de forma mais positiva! Que se deve percebê-la como aquela que embora não agradável de sentir é uma das impulsionadoras do sujeito, uma das forças motriz, aquela capaz de fazê-lo estar sempre em busca de algo. Contudo, vejo muito poucos saberem lidar com ela de forma realmente positiva (vale a ressalva de que isso inclui a minha pessoa). Mas, não parece lógico ser por várias vezes a angústia gerada pelo medo de não sabermos justamente aquilo que impulsiona a nossa busca pelo conhecimento? Que não é por diversas vezes a angústia gerada em nós pelo que causamos de negativo a nós ou a outrem o que faz com que procuremos nos modificar? E quantas vezes não é justamente o medo de perder algo ou alguém o grande motivador de nossas tentativas para impedir a concretização disso?
    Me lembrei de uma frase que ampliando um pouco mais parece se encaixar bem aqui a qual diz:
      "Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."
      posted by Natália L. at 22:19

      1 Comments:

      Olá Natirosca!Já visitou meu Blog novo? Tá aqui então uma oportunidade: http://novusbestiarium.blogspot.com/
      E se vc olhar direitinho vai perceber que tem um link pro seu blog lá, portanto,não seja descortês e retribua a "homenagem"! huahuaahuaa...
      Té mais então! Bjo!
      ps: A propósito, bem interessante esse post da angústia, gostei da frase final!

      9 de abril de 2008 às 23:09  

      Postar um comentário

      << Home